INFORMATIVOS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BENEFICIAMENTO DO TOMATE É TEMA DE CURSO EM CAMOCIM DE SÃO FÉLIX

Camocim de São Félix enfrenta problemas com a safra de tomates que iniciou em novembro de 2010 e se estenderá até abril deste ano. Os agricultores da cidade do agreste pernambucano sofrem ao ver a produção apodrecer na lavoura e estão desistindo, inclusive, de fazer a colheita.  O problema surgiu quando outros estados do nordeste passaram a vender o fruto a um preço muito abaixo do praticado no mercado, provocando supersafra. Comparando os valores, observamos a desvalorização do produto. Enquanto na última safra a caixa de tomate era vendida por cerca de R$ 25,00, este ano ela está saindo por R$ 7,00.

O diagnóstico preliminar realizado neste município, no segundo semestre de 2010, pela equipe do Rondon PE, já apontava a necessidade de uma produção alternativa de reaproveitamento do fruto. Por isso, um curso de Beneficiamento do Tomate foi elaborado para ser executado na segunda fase da ação.

 O curso ministrado pela equipe do projeto RONDON PE aborda o valor nutricional, a conservação, o processamento, a higiene e manipulação de alimentos e a higiene pessoal, elementos fundamentais na preparação das receitas ensinadas. A cozinha cede espaço para a criatividade e nela os alunos aprendem a produzir o tomate seco, o catchup, o suco, o doce e o extrato de tomate.

O beneficiamento do tomate, no contexto atual do município de Camocim de São Félix, surge como opção de reutilização do fruto, incentivando a geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário